terça-feira, 30 de julho de 2013

O sal que previne hipertensão








O sal marinho, obtido da evaporação da água do mar, é um composto com cerca de 84 minerais!! diferente do sal refinado, que contém apenas Cloreto de Sódio. Este refinamento químico do sal serve para que os demais minerais possam ser comercializados separadamente, algo muito mais lucrativo.
Daí a necessidade de acrescentar o iodo, sob a forma de Iodeto de Potássio. contudo, mesmo assim, esse iodo "artificial" apresenta uma biodisponibilidade (capacidade de se tornar disponível para o uso no organismo) bem menor que a do Iodo orgânico presente antes do refino.
Populações que usam sal marinho recebem iodo de qualidade junto com muitos diversos outros minerais essenciais à saúde. Prevenindo assim o hipotireoidismo e inclusive evitando a hipertensão. Contraditório não?

Mas a coisa tende a piorar, qualquer alimento natural possui uma proporção ideal de sódio:potássio que varia de 1:5 a 1:10. Na industrialização, o alimento tem que ser desidratado e no processo perde seus minerais (e junto o sabor). A alternativa é acrescentar sal, somente NaCl. Só que aí aquela proporção natural se inverte, podendo chegar a 200:1!! o que causa um desequilíbrio hidro eletrolítico, contribuindo de forma importante para a hipertensão sanguínea.  É por isso que comer alimentos industrializados (incluindo doces, como refrigerantes que tem sódio para realçar o sabor doce e disfarçar dos químicos ) é bem mais prejudicial que colocar sal refinado no alimento natural. Uma recomendação de saúde é evitar sempre que possível o consumo de alimentos industrializados.

No mundo todo o sal marinho é ingrediente fino, e portanto mais caro. Mas no brasil, temos ele em abundância o que o torna mais barato. Ele é o nosso sal grosso para churrasco!!

Diante de tantos benefícios, por que não mudar de sal? para um saudável? basta colocar o sal no liquidificador para ficar mais fino. É saudável e a comida fica muito mais gostosa!

Um comentário:

  1. Três dúvidas que restaram após a leitura:
    -Em quais formas o Iodo está presente no sal Marinho? Poderia sugerir uma leitura sobre a maior disponibilidade destas formas?
    -Que tipo de processamento industrial faz o alimento perder minerais?
    -O sal grosso é realmente sal marinho?

    ResponderExcluir